Procedimentos minimamente invasivos são os que provocam uma agressão reduzida aos tecidos do corpo, focalizando-se na doença e preservando as outras estruturas. Para isso, eles costumam incorporar recursos tecnológicos como microscopia, vídeo e sistemas cirúrgicos percutâneos.
A videoendoscopia revolucionou a cirurgia geral. Embora sua utilização na coluna seja bem mais restrita, ela já vem sendo utilizada por nossa equipe nas cirurgias de hérnia de disco desde 1995. O videoendoscópio é uma câmera de vídeo especifica para cirurgia, que fornece excelente iluminação e visão muito detalhada.
Esta é uma técnica percutânea e minimamente invasiva, feita sem necessidade de hospitalização e com anestesia local. A técnica tem demonstrado resultados muito bons, porém só pode ser utilizada em certos tipos de hérnias, as protrusas ou contidas.
A fixação ou estabilização dinâmica da coluna lombar é um conceito relativamente novo no tratamento de segmentos degenerados (desgastados) da região lombar. Seu objetivo é normalizar o funcionamento mecânico da coluna, eliminando os sintomas sem comprometer o movimento.
Nesta cirurgia são utilizados parafusos, hastes e espaçadores com objetivo de fixar as vértebras, como nas cirurgias convencionais. A grande diferença, porém, é que estes implantes são colocados através de sistemas especiais de acesso cirúrgico minimamente invasivo, que dispensam os cortes grandes e o descolamento muscular realizados nas costas, trocando-os por cortes pequenos, com 2 a 5 centímetros.
Procedimentos percutâneos são aqueles realizados através de agulhas ou cânulas, colocadas em pontos específicos da coluna com o auxílio de raios-X, sem cortes ou com cortes muito pequenos, de poucos milímetros.
São procedimentos percutâneos, minimamente invasivos, realizados com anestesia local e sem necessidade de internação, que podem ser utilizados em casos de dor por lesão ou irritação de diversas estruturas da coluna e consistem, basicamente, em injetar medicações ou anestésicos diretamente na coluna.
A radiofrequência é usada na medicina há décadas, funcionando como uma fonte controlável e segura de energia térmica (calor), que serve para coagular, destruir, lesionar ou reprogramar nervos ou estruturas que causem dor. Sua utilização é simples e segura, sendo realizada com o paciente acordado, sob anestesia local. A radiofrequência é aplicada através de uma agulha especial (eletrodo), colocada no alvo escolhido sob controle de raios-X.
A vertebroplastia é uma técnica que consiste em injetar cimento ósseo diretamente em vértebras com fraturas provocadas pela osteoporose, podendo também ser usada em lesões relacionadas a certos tipos de tumores.
Se você está sofrendo com dores na coluna e deseja conhecer mais sobre os procedimentos minimamente invasivos, entre em contato conosco para uma avaliação especializada.